
Técnica auricular para parar de fumar
Como surgiu este tratamento?
A técnica desenvolvida na França pelo Dr. Grobglas, a partir de acupuntura para viciados em heroína, ópio e outras substâncias entorpecentes.
Após 44 anos de prática tratando fumantes com a acupuntura, através de um ponto cirúrgico na orelha, F. Marat desenvolveu uma nova técnica exclusiva, não invasiva e bastante eficaz para o tratamento do tabagismo.
Seus índices de sucesso superam 70% dos pacientes atendidos, já desde aquela época (Jornal Brasileiro de Medicina - 1980).
Como funciona a técnica?
Em uma única seção é provocada a sensibilização de áreas bem específicas na orelha e, em seguida, permanecem de duas a três semanas, como proteção, micro selos de micropore praticamente invisíveis.
O resultado reduz significativamente o aparecimento das reações da síndrome de abstinência (ou fissura), caracterizada por ansiedade, insônia, nervosismo e outros.

A particularidade desta técnica é fazer com que o fumante deixe o cigarro sem grandes dificuldades na maioria dos casos, ao contrário do que teme o fumante. O efeito ocorre geralmente algumas horas após a sensibilização da área.
Nenhuma medicação é aplicada ou utilizada. Não há contra-indicações ou efeitos colaterais, como no uso de antidepressivos e/ou reposição de nicotina.
As únicas reações físicas eventuais podem ser leve sonolência, dor nas pernas e dor de cabeça, passageiras, nas primeiras 48 horas após aplicação da técnica auricular.